NO COMÉRCIO DOS COMERCIÁRIOS

joseph-beuys_performance-coyote

Feriado dos comerciários aqui em Salvador. Aqui no Engenho Velho de Brotas o supermercado referência do bairro fecha nesse dia (um dos poucos feriados em que os funcionários tem direito a um descanso). Fui comprar pão e queijo numa padaria cujo pão não me agrada muito. Gosto do alimento milenar bem torradinho e os dessa padaria são brancos demais, parece que economizam no gás ou na lenha. Acabo tendo que torrar o alimento no forno de casa.

Na dita padaria da esquina, o proprietário despachava sozinho, ensacando os pães, pesando, botando o preço, indo pro caixa passar o troco etc.

Sempre ouvindo uma rádio com mensagens evangélicas, cristãs.

O supermercado tal está fechado, eu corri práqui, disse uma cliente.

É, eles fecham no dia dos comerciários e fazem uma comemoração interna com os empregados, depois levam todo mundo pra tomar banho de piscina no sésqui, disse o proprietário contando moedas.

Eles só fecham nesse feriado, disse a cliente.

Chegou um cliente, gordo, sem camisa, dando bom dia a todo mundo, muito do sorridente e bonachão.

Trabalhando sozinho hoje, é?

Rapaz, o menino que despacha o pão não veio, disse que é feriado dos comerciários. Esse pessoal inventa é desculpa pra não trabalhar, disse o proprietário da padaria da esquina ouvindo suas músicas e mensagens da rádio evangélica, cristã.

 

Foto: Cena da performance Eu gosto da América e a América gosta de mim (1974), de Joseph Beuys.

Deixe um comentário